quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Promessa do Abrão (Gênesis 12.1-17.22)

Havia um homem chamado Abrão (filho de Terá). Deus disse pra ele: "Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei". Então Abrão, sua mulher Sarai, seus animais e seu sobrinho Ló partiram.  Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Deus disse ao Abrão: "À sua descendência darei esta terra". Abrão cons­truiu ali um altar dedicado ao Deus.
Pouco tempo depois, Abrão foram ao Egito. Depois disso, Abrão foi ao Neguebe e ele tinha enriquecido muito, tanto em gado como em prata e ouro. Mas, Ló também possuía rebanhos e tendas. Ele não podia ir dois juntos na mesma região. Então Abrão resolveu se separar. Abrão disse: "Aí está a terra inteira diante de você. Se você for para a esquer­da, irei para a direita; se for para a direita, irei para a esquer­da".
Abrão ficou no Canaã, mas Ló, seu sobrinho, mudou para o próximo de Sodoma, uma cidade de pecados, conjunto de Gomorra. Depois, Deus disse:"De onde você está, olhe para o norte, para o sul, para o leste e para o oeste: toda a terra que você está vendo darei a você e à sua descendência para sempre. Tornarei a sua descendência tão numerosa como o pó da terra. Se for possível contar o pó da terra, também se poderá contar a sua descendência. Percorra esta terra de alto a baixo, de um lado a outro, porque eu a darei a você".

Houve uma batalha dos reis contra os reis de Sodoma e Gomorra e os outros. Quanto os reis de Sodoma e Gomorra fugiram, alguns homens caíram no poço e o restante fugiram. Os vencedores saquearam todos os bens de Sodoma e de Gomorra e todo o seu mantimento, e partiram. Também tinha levado o Ló. O Abrão ouviu que o Ló, seu sobrinho, foi levado prisioneiro.

Abrão mandou convocar 318 homens treinados e saiu em perseguição aos inimigos até Dã. Durante a noite, atacou-os em grupos e assim os derrotou, perseguindo-os até Hobá, ao norte de Damasco. Recuperavam todos os bens e o sobrinho do Abrão, Ló com tudo o que possuía, com as mulheres e o restan­te dos prisioneiros. 

Sarai ainda não tem filhos. Mas a serva egípcia da Sarai chamada Agar ficou grávida. Mas a Sarai maltratou tanto Agar que ele escapou. O Anjo do Senhor que encontrou Agar perto de uma fonte no deserto, no caminho de Sur, e falou: "Você está grávida e vai ter um filho chamado Ismael". E Agar teve um filho de Abrão, deu o nome de Ismael. Abrão tinha 86 anos quando Hagar teve um filho Ismael.
Quando Abrão tinha 99 anos de idade, Deus aparaceu e falou: "Eu sou o Deus todo-poderoso; ande segundo a minha vontade ­e seja íntegro. Esta­belecerei a minha aliança entre mim e você e multiplicarei muitíssimo a sua descendência. Não será mais cha­mado Abrão; seu nome será Abraão, porque eu o constituí pai de muitas nações. "De agora em diante sua mulher já não se chamará Sarai; seu nome será Sara. Na verdade Sara, sua mulher, lhe dará um filho, e você lhe chamará Isaque. Com ele estabelecerei a minha aliança, que será aliança eterna para os seus fu­turos descendentes". Quan­do terminou de falar com Abraão, Deus subiu e retirou-se da presença dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário