domingo, 9 de novembro de 2014

A Destruição de Sodoma e Gomorra (Gênesis 18.1-19.29)

Quando Abraão tinha 99 anos, ele ergueu os olhos e viu três visitantes em pé, a pouca distân­cia. Quan­do os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até o chão. Ele disse: Vou trazer a vocês também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo cami­nho, agora que já chegaram até este seu servo".
"Está bem; faça como está dizendo", res­ponderam.
Abraão foi apressadamente à tenda e dis­se a Sara: "Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães". Depois, ela correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e deu a um servo, que se apressou em prepará-lo. Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore.
Os visitantes perguntou: "Onde está Sara, sua mulher?". "Ali na tenda", respondeu Abraão.  Então disse Deus: "Voltarei a você na primavera, e Sara, sua mulher, terá um filho".
Sara escutava à entrada da tenda, atrás dele. Por isso riu consigo mesma. Depois que Deus avisou a destruição de Sodoma e Gomorra a Abraão, dois anjos foram ao Sodoma ao anoitecer e Ló estava sentado na porta da cidade
Os anjos disse: "Meus senho­res, por favor, acompanhem-me à casa do seu servo. Lá poderão lavar os pés, passar a noite e, pela manhã, seguir caminho". "Não, passaremos a noite na praça". Eles entraram na casa, e Ló mandou preparar-lhes uma refeição e assar pão sem fermento, e eles comeram. Então Deus fez chover do céu fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra.
Assim ele destruiu aquelas cidades e toda a planície, com todos os habitantes das cidades e a vegetação. Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou em estátua de sal. Na manhã seguinte, Abraão se levantou e voltou ao lugar onde tinha estado diante do Senhor. E olhou para Sodoma e Go­morra, para toda a planície, e viu uma densa fumaça subindo a terra. Quando Deus arrasou as cidades da pla­nície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário