quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Caim, Abel e Sete (Gênesis 4.1-26)

Adão e Eva tiveram filhos. Os nomes deles são Caim e Abel. Abel tornou-se pastor de ovelhas, e Caim, agricultor. Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma ofe­rta ao ­Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primei­ras crias do seu reba­nho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta, mas não aceitou Caim e sua oferta. Por isso Caim se enfureceu e o seu rosto se transtornou. Disse, porém, Caim a seu irmão Abel:
"Vamos para o campo". Quando estavam lá, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Deus disse a Caim: "On­de está seu irmão Abel?". Caim respondeu: "Não sei; sou eu o respon­sável por meu irmão?". Deus disse: "O que foi que você fez? Escute! Da terra o sangue do seu irmão está clamando. Agora amaldiçoado é você pela terra, que abriu a boca para receber da sua mão o sangue do seu irmão. Quan­do você cultivar a terra, esta não


lhe dará mais da sua força. Você será um fugitivo errante pelo mundo". Caim disse: "Meu castigo é maior do que posso suportar." Então Deus colocou um sinal para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse. Então Caim afastou-se da presença de Deus e foi viver na terra de Node, a leste do Éden. E Caim conheceu a sua mulher e teve um filho chamado Enoque. Depois Caim fundou uma cidade, à qual deu o nome do seu filho Enoque.
Lameque, filho de Metusael(um do descendentes de Caim), tomou duas mulheres: uma chamava-se Ada; a outra, Zilá. Ada teve um filho chamado Jabal. O nome do irmão dele era Jubal. Zilá também teve um filho, chamado Tubalcaim, Tubalcaim teve uma irmã chamada Naamá. Lameque disse: "Ada e Zilá, ouçam-me; mulheres de Lameque, escutem minhas palavras: Eu matei um homem porque me feriu,
e um menino, porque me machucou.
Se Caim é vingado sete vezes, Lameque o será setenta e sete". Adão e Eva tiveram outro filho, chamado Sete. Adão disse: "Deus me concedeu um filho ­no lugar de Abel, visto que Caim o matou". Sete também teve um filho chamado Enos. E se multiplicou filhos e filhas de toda terra e nessa época começou-se a invocar o no­me do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário